A Prefeitura de Contagem promove a aprendizagem e incentiva o desenvolvimento da autonomia dos estudantes em todas as escolas e em todos os espaços. Dois exemplos inspiradores ocorreram nas escolas municipais Glória Marques Diniz, na região do Nacional, e Maria Martins ‘Mariinha’, no Petrolândia, onde os estudantes foram selecionados para participarem da 80° Jornada de Foguetes, que será realizada em Barra do Piraí/RJ, em novembro.
Antes de serem selecionados para a Jornada de Foguetes, os estudantes passaram por um teste dentro da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), uma das maiores competições estudantis de astronomia do país. Neste teste, eles tiveram que construir um foguete feito de garrafa PET e uma base de lançamento. O foguete construído por eles voou por mais de cem metros, o que possibilitou a classificação para o evento no Rio de Janeiro. Na Jornada, em novembro, os estudantes concorrerão ao prêmio de melhor lançamento de foguetes, com as melhores equipes de todo o Brasil.
Classificados do ‘Glória Marques’
Pela primeira vez, os estudantes da E.M. Glória Marques Diniz se classificaram para a etapa nacional da OBAFOG. A professora da unidade, Sidneia Pereira, responsável pelo auxílio aos estudantes durante a produção dos foguetes, explicou que houve uma grande adesão dos participantes da escola para a competição deste ano. “Foram cerca de 50 estudantes que participaram. O meu desejo, desde o início, era que nós participássemos da etapa nacional. E, mesmo com toda a nossa dificuldade, conseguimos, pela primeira vez”, celebrou.
Os ‘engenheiros’ responsáveis pelo foguete foram os estudantes Samuel Parra, do 7º ano, e Ian Fernandes, do 9º ano. “O foguete ficou bom, fomos aprimorando até ficar do jeito que a gente queria. Foram uns três dias, ajustando, arrumando a base, os canos”, afirmou Ian. “Foi muito difícil fazer o foguete porque a gente fez várias tentativas, mas acabamos conseguindo fazer um que deu certo. Não imaginava que isso iria acontecer’’, confessou Samuel.
Veteranos da competição
No ‘Marinha’, os estudantes já participaram da etapa nacional em anos anteriores, conquistando o 1° lugar, em 2019, e a vice-liderança no ano passado. ‘’O grande aprendizado mesmo é a vivência, as trocas culturais entre os estudantes e professores de várias regiões do Brasil durante os quatro dias de evento’’, destacou Leonardo Barbosa, professor de Ciências, que acompanhou de perto os estudantes na conquista do ano passado e na produção dos foguetes deste ano.
Na edição da Jornada de Foguetes deste ano (2025), os três grupos da escola selecionados para a etapa nacional foram: ‘100% Ciência’, com a marca de 168 metros; Gênios do Espaço’, com 166 metros, e ‘The Flying Shark’ que alcançou 153 metros. ‘’Esse ano nós melhoramos o foguete ao máximo, através do aplicativo simulador de foguetes ‘Open Rocket’, chegando a uma marca recorde de 690 metros, ainda não testada em campo. Nós daremos o nosso melhor este ano’’, garantiu Miguel Henrique Reis, 13, integrante da equipe ‘The Flying Shark’.
Como funciona a OBAFOG?
A OBAFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste na construção e lançamentos de foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e as bases devem ser construídos por estudantes individualmente ou em equipes de até três componentes. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais.
A 80° Jornada de Foguetes acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, em Barra do Piraí no estado do Rio de Janeiro